8.11.15

Tag Novembro Negro - Mês de Reflexão / Ana Claudia F.Silva

Olá negras... Tudo bem? 
Bom hoje venho compartilha com vocês uma Tag feita pela Tati Sacramento  https://www.youtube.com/watch?v=Cv5y6xQIY2A sobre o mês de Novembro, convidando todas as negras a responder e participar. Bom negras eu amei em participar embora a minha opinião seja um pouco diferente das outras, mais é isso que eu acho mais interessante é que ao ouvir as resposta das outras pessoas  me faz pensar sobre as minhas.
Bom então! Resolvi responde aqui no blog também. Bom se você tem curiosidade em saber sobre assa Tag deixarei aqui embaixo os nomes do Canal das Blogueiras que estão participando. Bjs e bora lá!

PERGUNTAS
1. Nome completo é nome do canal?
Ana Claudia Furtunato Silva e o nome do meu canal é: Negra com Estilo.
2. Você acha necessário o novembro negro? Pq?
Sim! Além no dia 13 de Maio que é a data da libertação dos negros, temos também um mês inteiro de novembro para fazer as pessoas a refletir e colocar na cabeça da sociedade que não estamos aqui de infete e que como qualquer cidadão que contem sentimentos queremos ser valorizados e respeitados.
3. Você é a favor ou contra as cotas para negros nas universidades? 
É uma pergunta bem difícil.... mais eu sou a favor , embora muitas ficarão chateada com a minha resposta temos que levar em consideração a necessidade da pessoa que estão tentando crescer na vida. Já prestei vestibular sem usar a cota de negros... e realmente bem difícil de passar então vi uma grande oportunidade de entrar. Não me achei menos ou maior os meus objetivos era fazer entrar na  faculdade para conseguir pelos menos ficar no meu serviço.O que importa na minha vida é que eu consegui essa vitória! Aliás num pais que vimemos que é uma completa mistura de raças não tem como muitos não usar né.
4. Te incomoda ser chamada de morena, neguinha ou mulata?! 
Bom ... Neguinha dependendo do tom de voz da pessoa. Mas, não gosto que me chama de morena e nem mulata, até porque gente eu sou Negra bem Negra. 
5. Sobre representatividade. O que de fato isso significaria para você?
Para mim significa que não importa o trabalho ou a posição social que você se encontra tudo que fizer,  faz com muito amor e dedicação e lembre sempre tem alguém te vendo como espelho, e querendo ter a sua coragem e capacidade.
6. Já sofreu racismo e como enfrentá-lo?
Quando eu era criança, tinha uma vizinha que acabava de mudar na mesma rua que a minha e ela realmente não gostava de negros. Só que ela pensou que eu e os meus irmão não tinha mãe. Minha mãe ficou sabendo do fato acontecido pelas vizinhas e foi maior rebuliço. Naquele época a minha mãe tinha acabado de ler na Revista: Raça Negra que racismo ela crime, então imagina a cena. Depois daquele acontecimento a mulher mudou da água para o vinho e passou nos respeitar melhor. 
Depois de grande não! Ninguém também é louco ou louca o suficiente para ter um comportamento preconceituoso na sua cara até por que se isso acontecer vou e dou queixa na hora. Por que a pessoa tem que entender que racismo é crime, independente de cor de cabelo ou até mesmo de cultura. 
7. Você acha que os homens e mulheres ainda têm dificuldades em aceitar suas características naturais. Por que?
Embora hoje os negros (as) estão lutando para que nos aceitamos como somos... ainda sim temos muitos negros e negras que ainda estão presos as esses costumes de não se parecer com as características de negros (as) por causa dos apegos, e outros por necessidade mesmo. Bom eu sou uma delas que estou tentando deixar meu cabelo voltar ao natural, mais para mim esta sendo muito difícil já que eu criei uma dependência muito grande ao produto que utilizo no meu cabelo.
E também tem uma outra questão... aceitação tem que começar desde criança, é nesse período que começamos as não gostar do nosso cabelo, ou da nossa cor. Vejo isso as vezes com alunos que já tive não se gostam devido porque seu cabelo não é liso e não balançam... isso acontece muito. Então é importante desde já mostrar pra nossa criança que ela é linda e perfeita desse jeito ao invés na primeira oportunidade fazer uma progressiva na cabeça da criança incentivando ela mudar suas características. 
8. Produtos para cabelos crespos. Ainda temos dificuldade em encontrar? Como você faz para cuidar do seu?
Não! Hoje temos no mercado várias linhas voltada para cabelos crespos e encaracolados e cacheados, fazendo que nós mulheres negras passamos a cuidar melhor do nosso cabelo. Mais acho que deveria pegar mais leve em relação aos preços que são bem mais caro do que cabelos para  pele branca. Mias sendo caros ou não gastamos do mesmo jeito... O que queremos que o nosso cabelo fica bem bonitos e saudáveis. 
9. Maquiagem, você gosta, usa, sente alguma dificuldade com relação aos produtos?
Sou louca por maquiagens... e piro quando vejo uma negra bem maquiada e arrumada paro e penso: Quero ser assim! rs. Hoje temos várias marcas vendendo produtos de maquiagens com várias tonalidade de cores para a pele negra. Acho isso um máximo. E quando alguma revista lança um produto de maquiagem mais não voltada para a pele negra já que moramos no Brasil e aqui é uma mistura, na hora mando um @email reclamando já que somos nós que gastamos mais, pois tem negras que tem dois tons em seu rosto. Para minha pele não encontro essa dificuldade.
10. Relacionamento inter-racial é um problema? O que acha disso?
Bom pra mim não! A questão é com a pessoa que esta do seu lado. Meu esposo é bem mais claro que eu, e não tive problema com isso. No inicio do namoro pensei sobre isso se a família iria me aceitar ou não, mais parei pra pensar quem tem gostar de mim é ele e nada mais. O casal banco com negro ou negro com branco tem que  pensar muito sobre isso, já que pretende viver juntos por bons e longos anos, e sempre ouvir o que um pensa a respeito do outro e passar a defender, fazendo com que a família aceite.  
11. Como você resumiria o Novembro Negro em uma frase?
"Perfeito esse mês com muita alegria e vitória" ou "Esse mês foi feito especialmente pra mim, vou ser o que realmente sou Perfeita sem tirar e nem por rs"!

Atenção Negras! Aqui embaixo tem outros canais respondendo sobre essa Tag Novembro Negro passa lá pra dar uma olhadinha e deixe seus comentários... Bjs e Deus abençoe!!!!

Tati Sacramento 

 https://www.youtube.com/watch?v=Cv5y6xQIY2A

Mariana Villanova
https://www.youtube.com/user/MarianaV...

Canducha Dacosta 
https://www.youtube.com/channel/UCuPG...

Milena Marques
https://m.youtube.com/channel/UCgexCB...

Angela Pent 
https://www.youtube.com/channel/UCjBm...

Paula Pereira
https://www.youtube.com/paulapereirac...

Emilena Alcantara
https://m.youtube.com/channel/UCIWDPJ...

Gisele Lopes 
https://www.youtube.com/NegraVaidosa

Luci Gonçalves 
https://www.youtube.com/channel/UCadC...

Alexandra Freitas Ravelli
https://www.youtube.com/soulvaidosa

Ana Cristynah Martins
https://www.youtube.com/channel/UCEtp...

Gabi Oliveira
https://www.youtube.com/gabidepretas

Kika Galhardo
https://www.youtube.com/channel/UCmd8...

Patrícia Rammos
https://www.youtube.com/user/patyrammos

Mayra Rodrigues 
https://www.youtube.com/channel/UCzxr...

Samara Indi 
https://www.youtube.com/SamaraIndi Emoticon kiss

Luciana Lucas
https://m.youtube.com/channel/UCbxcig...

Drica Miranda
https://www.youtube.com/channel/UC-sK...

NegracomEstilo - Ana Claudia 
https://www.youtube.com/.../UCjmHNhw3...

Thayanne Menezes
https://www.youtube.com/channel/UC7Np...

Érica Noronha 
https://www.youtube.com/channel/UCUYC...

Mariana Marcondes 
https://www.youtube.com/mareemarcondes

Bianca Serra 
https://m.youtube.com/user/biafarma1

Juliana Dimas 
https://www.youtube.com/user/makeupby...

Dryka Pessanha
https://m.youtube.com/cha.../UChy59xK...

Acsa Helen Castro
https://www.youtube.com/channel/UCnoC...

Evy Gonçalves
https://www.Youtube.com/SoulBlackChannel



Tatiana Benedito 

https://www.youtube.com/channel/UCW0d...

Aline Silva 
https://www.youtube.com/.../UCpRxLxOx......

Daniela Oliveira Brousse 
https://www.youtube.com/watch?v=dVv8Y...

2 comentários:

  1. Ameiii esta tag vou fazer também já anotei as perguntas
    Parabéns sucesso lindona
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Oi...tudo bem? Fica a vontade para responder será um prazer assistir o seu vídeo. Bjs ate mais e Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir